Para estar sempre bonito e verdinho, o gramado, necessita de contínua manutenção (podas, adubações, irrigação, controle de pragas). No inverno é comum a proliferação de fungos devido a redução da luz e/ou excesso de água, se for realizar irrigação neste período, é recomendado que se irrigue pela manha.
Com a chegada do outono/inverno, e as variações drásticas de temperatura, fazem com que a grama comece a se preparar para entrar em um estágio conhecido como de dormência vegetativa, poupando energia para suportar os dias mais frios e escuros, tendo seu crescimento desacelerado. Inicialmente, devemos eliminar as ervas daninha, certificando-se de que estão sendo arrancadas pela raiz, se necessário realizar poda, limpeza de folhas e galhos secos secos com uma vassoura apropriada e perfuração do solo para aeração. Todo esse processo permitirá que a luz do sol chegue até a grama nutrindo-as para que continuem vivas durante o inverno.
É importante realizar as fertilizações aumentando o suprimento de POTÁSSIO e reduzindo o nitrogênio. O potássio participa diretamente na composição celular das plantas, relacionado à proteção, ou seja, quanto maior a quantidade de potássio, mais robusto e forte ficará o gramado, menos suscetível ao ataque de insetos, pragas e doenças, e também um gramado mais resistente ao pisoteio e ao estresse hídrico. O potássio pode ser aplicado em altas quantidades, sem risco uma vez que o seu excesso não prejudica o gramado e a perda deste nutriente é alta por lixiviação. As fontes mais utilizada para suplementação potássica são: Cloreto de Potássio, Nitrato de Potássio e Salitre do Chile; entre outros produtos comerciais. Solicite a melhor indicação para o seu gramado!
A “cobertura” da grama no inverno é um processo de suma importância. Consiste em aplicar terra vegetal + fertilizantes específicos + correção de pH (se necessário), com o intuito de promover a renovação da grama, protegendo contra o frio e geadas, incorporando nutrientes, repondo matéria orgânica e ajudando na nivelação do solo. Adicione um pequeno volume de terra ou substrato de boa qualidade, posteriormente regue toda a área para facilitar a incorporação nas camadas mais profundas do solo.
Agora seu gramado estará preparado para atravessar o inverno e se mostrar espetacular na primavera!